25 de setembro de 2009

Glossário



Aqui vão alguns termos relacionados a Arquivologia e ao tema do Blog...

Autenticação:
Atestação de que um documento é verdadeiro ou de que uma cópia reproduz
fielmente o original, de acordo com as normas legais de validação. (Dicionário de terminologia
arquivística)

Ciência: A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis. (moodle.virtual.ufpb.br/mod/glossary/view.php)


Cópia autenticada: Cópia exata que, conferida à vista do original por autoridade competente, possui fé pública. (Dicionário de terminologia arquivística)


Data tópica: Elemento de identificação do lugar de produção de um documento.
(Dicionário de terminologia arquivística)

Diplomática: Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário de terminologia arquivística)

Documento fotográfico: Fotografia em positivo ou negativo. (Dicionário de terminologia
arquivística)

Documento iconográfico: Gênero documental integrado por documentos que contêm imagens fixas, impressas, desenhadas ou fotografadas, como fotografias e gravuras. (Dicionário de terminologia
arquivística)

Documento oficial: Documento emanado do poder público ou de entidades de direito privado capaz de produzir efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. (Dicionário de terminologia arquivística)

Espécie documental: Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório. (Dicionário de terminologia arquivística)

Fantasma: Espírito ou aparição de pessoa morta. (pt.wiktionary.org/wiki/Fantasma )

Marca-d'água: Marca translúcida em papel, produzida durante o processo de fabricação. (Dicionário de terminologia arquivística)

Original: Documento produzido pela primeira vez ou em primeiro lugar. (Dicionário de
terminologia arquivística)

Paleografia: Disciplina que estuda a escrita manuscrita antiga, suas formas e variações através do tempo. (Dicionário de terminologia arquivística)

Premonição: Premonição é a sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento. É circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio. A palavra é muito conhecida devido à literatura e aos filmes que a têm como tema principal, explorando a capacidade sobrenatural de se prever o futuro. O termo premonição ou sonhos premonitórios (sonhos de advertência ou aviso) é utilizado para designar a suposta ocorrência de avisos sobre acontecimentos futuros, freqüentemente associados a fatos calamitosos em natureza. As informações são recebidas via experiência mediúnica individual (contato da consciência com a 4ª dimensão do mundo, uma dimensão não material, intemporal) ou através dos sonhos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Premoni%C3%A7%C3%A3o)


Selo: Peça, em geral metálica, na qual são gravadas armas, divisas ou assinaturas a serem impressas sobre cera, lacre, metal ou papel, com o fim de validar e autenticar o documento sobre o qual é estampado ou no qual é fixado.(Dicionário de terminologia arquivística)

Sobrenatural: Fenômeno não explicado pela ciência.   (pt.wikipedia.org/wiki/Sobrenatural_(desambiguação))

Sonho: Estado consciencial natural intermediário entre o estado de vigília física ordinária e o sono natural, caracterizado por um conjunto de idéias e imagens que se apresentam à consciência. O sonho aflitivo que tem como efeitos a agitação, a angústia e a opressão durante o seu desenvolvimento, recebe os nomes de: pesadelo; terror noturno; alucinação pesadelar. (http://relativando.blogspot.com/2008/01/glossrio-da-consciencilogia.html)

2 comentários:

  1. Olá, meninos!
    :)
    Complementem o glossário de vocês com termos relacionados ao trabalho de vcs. O grupo Diplomusic fez um trabalho legal quanto a isso. Vocês podem dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. Vamos complementar na parte II do Glossário.

    Agradecemos!!

    =)

    ResponderExcluir