23 de outubro de 2009

Contexto dos documentos a serem analisados


Olá pessoal!!
Na última aula (dia 16/10) o professor André pediu que escolhessemos o contexto e os documentos que vamos utilizar para o nosso trabalho final. Após muita procura decimos pelos documentos a seguir. Apreciem.

O contexto que vamos trabalhar será baseado em cartas premonitórias sobre ACIDENTES AÉREOS escritas pelo PROF. JUCELINO NÓBREGA DA LUZ.

Sobre Juscelino Luz

"'Não sou vidente, sou premonitor' — é assim que o ambientalista e humanitário Jucelino Nobrega da Luz se definiu em uma entrevista exclusiva ao Diário de Votuporanga. O professor, que afirmou ter sonhos premonitórios durante seis noites por semana, tendo apenas um dia de “descanso”, disse que seu papel é alertar a humanidade para eventos que, provavelmente, poderão acontecer no futuro, com o objetivo de minimizar os problemas causados à comunidade.
“Desde 1969, quando tinha nove anos de idade, que tenho esses sonhos premonitórios, independente de minha vontade. Então, comecei a escrever cartas contando minhas premonições e enviando a pessoas ou autoridades direta ou indiretamente envolvidas. Já emiti mais de 80 mil correspondências, com tudo registrado em cartório, pois tenho o hábito de enviar suas correspondências com AR (Aviso de Recebimento)”, conta, garantindo que suas ações têm apenas o propósito espiritual. “Não recebo nenhuma quantia em dinheiro para isso”, ressalta o ambientalista que mora no município de Águas de Lindóia.
Jucelino ressaltou que previu, por meio de seus sonhos, o desaparecimento do Airbus A-330, da Air France (2009), o atentado às Torres Gêmeas e ao World Trade Center (11/09/2001) e o acidente com o avião da Tam, que bateu contra o prédio da Tam Express (1707/2007).
“Conforme se pode constatar no meu blog, dia 16 de outubro de 2006, sonhei que uma aeronave Airbus A-330, com mais de 200 pessoas, sairia domingo, dia 31 de maio, às 19h, do Aeroporto Tom Jobim com destino a Paris, podendo sofrer uma grande turbulência devido à inconstância climática muito intensa, que provocaria problemas elétricos e vitimaria todos os passageiros. Avisei também que o fato aconteceria nas proximidades de Fernando de Noronha. Enviei as correspondências com esse alerta para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Embaixada Francesa, Ministério da Defesa e outros órgãos ligados ao assunto. Na época, as autoridades me responderam dizendo que iam tomar providências necessárias, mas infelizmente, isso não aconteceu e deu-se a queda”.
Segundo ele, sua grande preocupação é voltada ao meio ambiente e às questões humanitárias. “Faz tempo que venho trabalhando na tentativa de alertar os governantes mundiais sobre o grande perigo que a humanidade está correndo”, diz, contando que é ecumênico, mas respeita todas as religiões. “Creio que, para chegar até Deus, precisamos de atitudes boas”.
Conforme consta no seu site, embora a maioria de suas previsões envolva tragédias naturais ou mecânicas, o ambientalista norteia-se por uma filosofia positivista e acredita que seus avisos poderão diminuir e minimizar o sofrimento da raça humana.
”Nas minhas premonições, eu acerto mais do que erro”, comenta. “No entanto, não é isto que me preocupa, pois minha função é alertar a comunidade sobre eventos que provavelmente acontecerão e minimizar os efeitos negativos”.
No site do professor, constam as principais advertências, previstas e realizadas até hoje.
Um exemplo citado na página da internet é o atentado terrorista no World Trade Center, (Nova Iorque). “A primeira carta teria sido escrita em 1989 e endereçada ao então presidente dos Estados Unidos, George Bush (pai). No documento, Jucelino diz que previu que dois aviões iriam atacar as torres do World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, data que o ataque ocorreu de fato. Diz ainda que os prédios iriam cair por conta dos choques e que muitas pessoas morreriam. Há uma cópia autenticada da carta com data de 26 de outubro de 1989, no 11º. Tabelião de Curitiba (PR)”, divulga o site.
O Tsunami da Ásia também está entre as possíveis premonições do ambientalista. “26/12/2004 - Entre os anos de 1996 e 1998, Jucelino teria escrito várias cartas sobre o tsunami que devastou a Ásia em dezembro de 2004. Uma delas foi enviada à Embaixada da Indonésia”, informa a página na internet.
Uma das maiores tragédias japonesas, o terremoto de Kobe (1995), que matou mais de 6.400 pessoas, também está incluso na lista de premonições de Jucelino. De intensidade 7,3 na escala Richter, em 20 segundos, meio milhão de casas e imóveis foram destruídos, os trilhos das estradas de ferro foram arrancados, as estações de metrô despencaram e as estradas foram danificadas.
Com relação ao caso da menina Isabella Nardoni, em julho de 2007, o professor teria escrito cartas, endereçadas ao Residencial London. Na noite de 29 de março do ano passado, Isabella Nardoni, de cinco anos de idade, foi jogada do apartamento de seu pai localizado no sexto andar do Edifício London no distrito da Vila Guilherme, em São Paulo.

Previsões

A homepage do professor Jucelino é escrita em várias línguas. As boas vindas e explicações gerais sobre o site estão nos idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, italiano e francês, além de passagens, em seu blog, traduzidas para o japonês.
No site do ambientalista, consta a previsão de um possível acidente que poderá ocorrer na Serra das Araras - trecho da Rodovia Fernão Dias que liga Bragança Paulista a Pinhalzinho - SP (descoberta após um sonho premonitório). Jucelino já teria enviado uma carta alertando sobre o fato às prefeituras das duas cidades.
Três tufões estão previstos entre os dias 7 e 29 de agosto, e poderão atingir Tókio, no Japão. Um grande incêndio na Austrália poderá acontecer em outubro. Fora isso, atentados terroristas, temporais e catástrofes naturais foram antecipados no site do professor. Mais detalhes, basta acessar http://www.jucelinodaluz.com.br.

Contestação

Segundo o site www.ceticismoaberto.com, o programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou, no dia 30 de setembro de 2007, uma reportagem sobre Jucelino Nóbrega da Luz, na qual teria sido descoberta uma farsa. “De acordo com a análise de peritos, as cartas que Jucelino exibe como provas não podem ser consideradas legítimas. ‘Ele gosta de botar um monte de carimbo etc. E com certeza está levando a erro o incauto, que acha que ele realmente previu alguma coisa’, diz o perito grafotécnico Orlando Gonzáles Garcia”, consta no site, que continua: “No miolo dessa carta, os peritos encontraram indícios de que partes do texto foram enxertados depois que a firma foi reconhecida. ‘Nós podemos classificar essas cartas como falsificações grosseiras’, afirma a perita grafotécnica Maria Regina Hellmeister Garcia”, divulga a homepage.
Na página do programa dominical, a reportagem intitulada “Fantástico investiga homem que se diz vidente” não está disponível. “Este vídeo não pertence mais ao catálogo do Globovídeos”, justifica o site."

Nenhum comentário:

Postar um comentário