4 de setembro de 2009

Procurando definições de Diplomática e Tipologia


Definições retiradas da internet:

1) Diplomática: Ciência auxiliar da história que estuda os atos escritos tendo em vista determiner a sua autenticidade, integridade e a data de sua emissão. (FONTE: Wikipedia)

2) Tipologia: Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras. (FONTE: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

3) A Diplomática e a tipologia podem ser aplicadas a arquivística no que se refere à constatação da data de criação de um documento e no que se refere à fonte do mesmo, ou seja quem o produziu.


Definições retiradas de livros:

1) Diplomática: Campo de aplicação: em torno do verídico, em estrutura e finalidade do ato jurídico. (FONTE: Belloto)

2) Tipologia: Campo de aplicação: em torno da relação com as atividade institucionais/ pessoais. (FONTE: Arquivos Permanentes tratamento documental)

3) A diplomática e a tipologia são importantes para o campo arquivístico, pois analisa as características internas e externas dos documentos a fim de atestar e garantir a autenticidade dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário