25 de novembro de 2009

Fantasmas, assombrações, visões: existem mesmo?



Quem aceitaria o desafio de passar a noite sozinho num cemitério, após ter assistido a um filme de terror do tipo "O chamado", "O exorcismo de Emily Rose", "O grito", etc.? E se alguém aceitasse, qual seria a provável consequência de tão corajoso ato? Realmente, não é a mesma coisa atravessar uma floresta de dia ou de noite... Falemos sobre um mecanismo inconsciente bastante comum: a "autosugestão". Nos exemplos mencionados acima fica evidente que basta sugestionar nosso consciente para que, mesmo os mais incrédulos, se achem numa disposição provável, ou ao menos favorável, para atribuir qualquer impressão estranha a espíritos de mortos, assombrações, etc.

A autosugestão e a emoção que ela desencadeia psicológica e fisicamente são responsáveis por provocar nas pessoas mais sensíveis (os chamados "sensitivos"), algumas "visões" (projeções ou alucinações), de caráter meramente psicológico, ou até mesmo uma "reprodução", para fora de si, de imagens ou ideias inconscientes, ou, raríssimas vezes, conscientes. Portanto, quem diz que viu um espírito, viu mesmo! Porém, isso não significa que foi o morto que apareceu. O que a pessoa vê é o que ela projeta à sua frente, através de mecanismos psicológicos ou de outros fenômenos naturais mais específicos, estudados pela parapsicologia: a "ectoplasmia" e a "ideoplastia". Quando a suposta "aparição" é de fundo meramente psicológico, então basta uma simples terapia com um bom psicólogo para que o problema seja resolvido. Porém, quando se trata de um fenômeno que envolve elementos parapsicológicos, a questão se torna um pouco mais complexa. Vejamos, muito resumidamente, o que são esses fenômenos:

Ectoplasmia é um fenômeno pelo qual se formam figuras ou coisas através de uma energia condensada, chamada "ectoplasma", emitida pelo corpo da própria pessoa que vê. Há também a ideoplastia, outro fenômeno em que o inconsciente molda o "ectoplasma" para a produção de imagens que ele tem. Podem ser imagens de partes do corpo (mãos pés, rostos, braços...) ou, mais raramente, de corpos inteiros de pessoas (ou até de animais). Trata-se, portanto, da "projeção visual ou reprodução ectoplasmática" de uma ideia. Quando há uma representação "inteira" da imagem do corpo de uma pessoa, então o fenômeno denomina-se "fantasmogênese". Esse é o único fantasma possível de ser visto, os outros fantasmas "populares" são apenas crendices... Como vemos, não se trata de almas do além que voltam para nos assombrar, mas é a própria pessoa (sensitiva ou paranormal) que provoca os fenômenos a partir de seu estado psicológico ou até mesmo de suas energias psicossomáticas. Também mágicos ilusionistas profissionais conhecem técnicas para provocar tais fenômenos.

Para nós, cristãos, os espíritos dos mortos estão junto de Deus ("céu"), ou num estado de purificação para entrar na glória de Deus ("purgatório"), ou definitivamente longe de Deus ("inferno"). O Cristianismo sempre ensinou, sem margem para dúvidas, que nenhum espírito pode "voltar" a este mundo ou ficar "assombrando" por aí... A única "ligação" que nós temos com os mortos acontece por meio da oração a Deus, e é por isso que nós rezamos pelos nossos falecidos. Em Lucas 16,19-31, a palavra de Jesus sobre "visões de espíritos", "fantasmas" ou "assombrações" é clara. Pedia o rico pela salvação dos seus irmãos: "...Se um dos mortos for até eles, eles vão se converter!" (v.30). Mas o ensinamento de Jesus é firme: "... Há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós" (v.26).

Diácono Eleandro Teles
Seminarista Diocesano
Formado em Filosofia pela UCS e Acadêmico de Teologia na PUCRS

http://mais.uol.com.br/view/neawj68rzcqt/fantasmas-assombracoes-visoes-existem-mesmo-04023564D4911346?types=A&

2 comentários:

  1. Pô então os caça-fantasmas não existem?

    ResponderExcluir
  2. tenho muitas duvidas em relação a fantasmas e apariçoes pq ja vi!!!! e não foi nada agradavel pode crer

    ResponderExcluir