23 de novembro de 2009

Quatro teorias sobre o sonhos


1ª Teoria:

 Sonhos poderiam ser o reviver de emoções passadas em outras vidas, emoções que viriam junto de imagens desta vida.
Se existissem mundos paralelos, mundos nos quais os fatos históricos não foram necessariamente idênticos aos do nosso mundo, teriam as reencarnações que se darem sempre na mesma "linha temporal"?

Por exemplo: no nosso mundo, entre os anos de 1580 e 1640 Portugal se juntou à Espanha, e depois se separou novamente. Imaginemos um mundo no qual Portugal não se separou da Espanha, e o Brasil foi colonizado por esta "Grande Espanha", absorvendo progressivamente os costumes e a língua espanhola. Não poderia alguém que outrora viveu neste Brasil colonizado pela "Grande Espanha" reencarnar no nosso mundo (no qual o Brasil foi colonizado por Portugal)? E, assim, ter sonhos com elementos do Brasil "hispânico" no qual ele viveu na sua vida anterior?

Em alguns casos em que alguém descreve um local de uma pretensa vida passada, não poderiam ser os erros devidos ao fato de se estar lembrando determinado local como era numa linha temporal paralela?

Se alguém fala de uma vida passada dando, digamos, cinco detalhes corretos e três incorretos do local descrito - pode ser porque, no mundo paralelo em que ela viveu, todos os oito detalhes são corretos. Por exemplo, o colégio que nunca existiu no nosso mundo existiu de fato no mundo paralelo, e similar ao nosso, no qual ela viveu anteriormente...

Assim, da mesma forma, se eu sonho que estou no Rio de Janeiro, no ano de 1910, mas tudo é tão totalmente diferente de como era no "nosso" Rio de 1910, pode ser simplesmente porque estou sonhando com o Rio de Janeiro antigo de uma "Terra 2", e não como o Rio de Janeiro antigo da nossa "Terra 1"...

2ª Teoria:

 Nos sonhos poderíamos "sintonizar" mundos paralelos que realmente existem.

Muitas vezes tive sonhos com o tema "Planeta dos Macacos" (a série de filmes de Ficção Científica, que vi pela primeira vez ainda criança). Um dos sonhos, de tão intenso, me deixou impressionado. A ênfase do sonho era emocional, não visual, portanto há pouco para ser descrito. Mas o sonho se passava num deserto, numa zona realmente arrasada, sem nada além de poeira e rochas. E neles estavam Zaius e Urko (os dois personagens símios mais importantes no segundo filme da série original).

Leia o restante em:

Um comentário:

  1. Acho que faltaram mais duas teorias para completar as 4 teorias do título de vcs. rs!
    :D

    ResponderExcluir